Eliminar a placa bacteriana = fortalecer a saúde do corpo inteiro!
Nova pesquisa mostra que a melhora na saúde bucal – incluindo remoção da placa bacteriana – pode representar uma proteção a mais contra doenças perigosas, como ataques cardíacos e derrames.
Você talvez já tenha ouvido falar que a saúde da boca se reflete em todo o corpo. Décadas de pesquisas médicas têm encontrado ligações entre a má higiene oral e vários problemas de saúde. Aqui no Blog do Dr Felix, já discutimos, inclusive, como a saúde oral pode influenciar no bom funcionamento do coração! É por isso que sempre dizemos: “Saúde começa pela boca!”.
Agora, uma nova pesquisa mostra uma forte relação entre a placa bacteriana e a incidência de doenças inflamatórias que afetam o corpo inteiro – particularmente ataques cardíacos e derrames cerebrais.
Vamos explicar como isso funciona!
COMO A PLACA BACTERIANA ATINGE O CORPO INTEIRO
A pesquisa em questão foi publicada no último mês no respeitado periódico American Journal of Medicine. Nela, cientistas testaram uma nova pasta de dente, chamada de Plaque HD (veja fotos abaixo). A principal característica desta pasta é que ela torna mais fácil visualizar a placa bacteriana enquanto escovamos os dentes. Com isso, podemos ‘mirar’ na região mais afetada pela placa e tentar limpá-la com maior eficiência.
Para lembrar: a placa bacteriana é uma ‘camada’ de bactérias que pode se formar em qualquer lugar da boca, especialmente sobre os dentes e nas reentrâncias entre eles. Se não for removida logo, ela endurece e apenas um dentista consegue retirá-la. As bactérias presentes na placa geram ácidos que pioram a saúde bucal, criando problemas tanto nos dentes quanto nas gengivas.
A remoção da placa bacteriana já ‘endurecida’ é um dos principais trabalhos que seu dentista tem durante o ‘checkup’! Por isso, visite o dentista pelo menos 2x por ano, para que nenhuma sujeirinha se acumule e a limpeza preventiva possa ser feita com maior facilidade!
Além disso, a nova pasta de dentes também possui uma formulação especial que ajuda a ‘amolecer’ a placa bacteriana, facilitando a escovação.
Essa nova pasta de dentes super poderosa contra a placa foi dada a dezenas de voluntários, que passaram 60 dias escovando os dentes com ela. Neste período, foram medidos diversos aspectos de saúde, como a quantidade de placa bacteriana nos dentes e os níveis de uma proteína chamada de ‘C-reativa’, um importante marcador para problemas cardíacos e vasculares.
Os resultados do estudo mostram que não apenas a nova pasta de dentes ajudou a diminuir a quantidade de placa bacteriana nos dentes, como também essa diminuição gerou redução considerável nos níveis da inflamação geral no corpo, medidos pelos índices da proteína C-reativa.
É isso mesmo: uma menor quantidade de placa bacteriana nos dentes pode significar proteção extra contra doenças como o derrame e o ataque cardíaco!
A correlação, importantíssima para a saúde, foi enaltecida em um editorial publicado na mesma edição do American Journal of Medicine, no qual Joseph S. Alpert, cardiologista reconhecido internacionalmente, afirma que “(…) a má higiene oral é, com certeza, um local em potencial no corpo para inflamação prolongada. Se o uso de pastas de dente que ajudam a diminuir a placa bacteriana mostrar-se eficiente na redução de eventos coronarianos, isso seria um método simples e fácil de reduzir o impacto das [doenças cardíacas] no mundo”.
Após esta descoberta, os pesquisadores pretendem agora realizar um amplo estudo, envolvendo um número maior de voluntários e mais tempo de pesquisa, para identificar se, de fato, o uso da nova pasta de dentes pode reduzir a incidência de doenças cardiovasculares.
Já pensou se esse estudo der certo? Daqui para frente, a fim de evitar doenças no coração, será recomendado praticar exercícios, alimentar-se bem, manter o peso e….escovar bem os dentes todos os dias! Será mais uma prova de que, de fato, a ‘saúde começa pela boca’!