VALE A PENA BEBER CAFÉ (MESMO ELE MANCHANDO OS DENTES)?
A bebida preferida dos brasileiros é uma aliada da boa saúde. Porém, a relação do café com os dentes é controversa. Descubra como evitar as desvantagens do café para sua saúde bucal.
Tomar café é um dos hábitos alimentares mais gostosos para os brasileiros. O consumo de cafezinho no país é alto – segundo a EMBRAPA, todos os anos mais de 20 milhões de sacas de 60kg são consumidas no país, o que equivale a 81 litros de café por pessoa. O café perde apenas para a água como a bebida mais consumida no Brasil.
Você provavelmente já ouviu falar de alguns dos benefícios do café para a saúde. De acordo com inúmeras pesquisas científicas, o café é um poderoso aliado da longevidade, ajudando a proteger o fígado de doenças, a prevenir o diabetes tipo 2, a reduzir o risco de alguns tipos de câncer, a acelerar o metabolismo e a manter o cérebro ativo e afiado.
Alguns dos benefícios do café estão associados à alta quantidade de ácido clorogênico, repleto de propriedades antioxidantes, presente nos grãos. O risco menor de doenças metabólicas em apaixonados por café parece ser decorrente da ingestão desse ácido. Além disso, polifenóis presentes na bebida ajudam a equilibrar a proporção de bactérias boas no organismo (a começar pela boca!), o que favorece a saúde geral.
Mas e o lado ruim do café? Para muitos – em especial aquelas pessoas preocupadas com a estética da boca – o café nem sempre parece uma boa escolha. Afinal, a bebida mancha os dentes de maneira permanente. Além disso, o café é bastante ácido, o que ajuda a corroer a proteção natural dos dentes e deixá-los expostos a cáries e outras doenças…
Sabendo desses dois lados, fica a pergunta: vale ou não vale a pena tomar café?
A Academy of General Dentistry (AGD), associação que reúne dentistas dos Estados Unidos e do Canadá, publicou sua opinião na última edição de seu periódico científico. Segundo os médicos e pesquisadores, os amantes de café podem ficar tranquilos: os benefícios da bebida superam seus malefícios. E estes, além do mais, podem ser contornados com a ajuda de um bom dentista.
O LADO BOM DO CAFÉ PARA SEUS DENTES
“Café, quando bebido com moderação, possui muitos benefícios nutricionais”, escreveu Nasir Bashirelahi, professor de odontologia na Universidade de Maryland, no artigo da AGD. “Cinco xícaras por dia deve ser o limite”.
O pesquisador explica que o café, apesar de manchar, sim!, os dentes, pode também ajudar a protege-los. Segundo evidências científicas recentes, o café parece ser capaz de prevenir a perda óssea na mandíbula, além de possuir componentes antibacterianos que ajudam a manter a gengiva saudável.
Mas e a parte das manchas nos dentes? E da acidez? Como fazer para resolver estas questões?
EVITANDO MANCHAS NOS DENTES E OS PROBLEMAS DA ACIDEZ
Nossos dentes são ‘revestidos’ por uma camada conhecida como ‘esmalte’. Esse esmalte dos dentes é uma camada porosa, repleta de micro aberturas. Bebidas de cor escura podem se infiltrar por estes buraquinhos, manchando os dentes. O mesmo pode acontecer com resinas sintéticas usadas para revestir cavidades ou dentes quebrados.
É possível minimizar o problema das manchas nos dentes das seguintes formas, de acordo com o artigo da AGD:
- Beber água após tomar café: limpar a boca com água após bebericar um cafezinho ajuda a ‘lavar’ os dentes e a evitar as manchas;
- Beber café pelo canudinho: pode parecer estranho, mas com esta dica é possível evitar o contato direto da bebida com os dentes;
- Realizar um clareamento dental: um bom dentista possui as técnicas e equipamentos corretos para realizar um clareamento inigualável, deixando seu sorriso branco como novo. Afinal, não é apenas o café que mancha os dentes. Vários outros tipos de bebidas e de alimentos também geram danos à coloração natural. Aqui na Clínica Felix RR Odontologia, os clareamentos são feitos com a mais alta tecnologia, em procedimentos rápidos e com o melhor custo-benefício.
- Aguardar meia hora antes de escovar os dentes: esta dica é muito importante. Bebidas ácidas, como café, sucos cítricos, vinhos e refrigerantes, quando em contato com os dentes, ‘amolecem’ o esmalte e a dentina (uma camada mais interna). Por isso, não é uma boa ideia escovar os dentes logo depois de ingeri-las. Os dentistas aconselham esperar meia hora até realizar a escovação – nesse tempo, o esmalte volta a endurecer, e a escovação pode ser feita com total segurança.
“Para a maioria das pessoas, os benefícios do café são muito maiores que os riscos (como manchas nos dentes), uma vez que a bebida pode ajudar a prolongar a vida”, afirma Nasir.
Conclusão? Continue aproveitando as delícias de uma xícara de café quentinha! Sua saúde agradece. E, caso haja manchas escuras nos dentes causadas pelo consumo excessivo, não se preocupe: não é nada que um pouco prevenção e uma visita à Clínica Felix RR Odontologia não possam resolver!