COMO ERA O TRATAMENTO DENTÁRIO 10 MIL ANOS ATRÁS?
Descobertas mostram que nossos antepassados já realizavam procedimentos ‘odontológicos’ milhares de anos atrás – a maioria na base da ‘pedrada’!
Se há uma dor que ninguém gosta de sentir é dor de dente. Constantes e irritantes, elas tiram a paciência e o bom humor de qualquer um. Felizmente, hoje em dia, basta uma visita ao dentista para descobrir qual é a raiz do problema e iniciar um tratamento eficiente. Mas e antigamente? Como os nossos antepassados lidavam com a terrível dor de dente?
Tudo valia a pena para sentir menos dor no dente – até mesmo “limpá-lo” na base da ‘pedrada’
Quando falamos em ‘antigamente’, queremos dizer antigamente mesmo!, isto é, há milhares de anos. Por incrível que pareça, a dor de dente era um problema tão sério que nossos antepassados de mais de 10 mil anos atrás preferiam passar por uma ‘cirurgia odontológica paleolítica’, sem nenhum tipo de expertise nem de anestesia, do que continuar a sentir dor.
Esta é a descoberta de uma equipe de cientistas da Itália, Alemanha e Austrália, que analisou os dentes de um esqueleto humano com aproximadamente 14 mil anos de idade. Os resultados do estudo foram publicados ano passado no respeitado periódico científico Scientific Reports.
TRATAMENTO DENTÁRIO À BASE DE PEDRA!
Esse esqueleto, descoberto em 1988, é de um jovem que tinha cerca de 25 anos quando morreu. Na época da descoberta, pesquisadores notaram que um de seus dentes possuía uma cavidade (veja na imagem acima), e que aparentemente ‘alguém’ havia tentado limpá-la e ‘consertá-la’, diminuindo, assim, a dor que o jovem sentia.
Ano passado, os cientistas puderam estudar o dente com um microscópio eletrônico. Com isso, descobriram que muito possivelmente o dente tenha sido ‘cavocado’ com um pedaço bastante liso e afiado de rocha.
Quem já sentiu dor nos dentes pode imaginar o que significa alguém tentando ‘limpar’ a parte interna do dente com uma pedra…mas, para nosso jovem antepassado, essa perspectiva era melhor do que continuar a sentir a dor causada pela cavidade.
O QUE SÃO AS CAVIDADES NOS DENTES?
As cavidades são ‘buracos’ formados nos dentes, causados pelos ácidos corrosivos produzidos por bactérias que vivem em nossas bocas. Esses buracos permitem a passagem de bactérias e demais microrganismos para a parte mais interna dos dentes. Isso causa infecções, inflamação e dor. Se não forem tratados a tempo, estes buracos podem crescer e comprometer seriamente a saúde do dente.
Em apenas uma visita ao dentista as cavidades são diagnosticadas e o tratamento começa a ser feito. Aqui na Clínica Dr Felix RR Odontologia, utilizamos os métodos diagnósticos mais precisos para identificar e selar qualquer pequena cavidade, evitando problemas maiores no futuro. Além disso, os casos mais sérios são tratados com rapidez e eficiência, protegendo a raiz do dente e permitindo um sorriso saudável e bonito em pouco tempo – tudo isso com o mínimo de incômodo e praticamente sem dor.
A CRIATIVIDADE DOS ‘DENTISTAS’ DE ANTIGAMENTE
A descoberta da equipe de cientistas já entrou para os anais da odontologia: o dente de nosso jovem antepassado passa a ser o relato mais antigo de um procedimento de ‘dentista’ em toda a história humana.
O desejo da Humanidade de ter um sorriso belo e com saúde é antigo. Pesquisadores já haviam descoberto um dente de mais de 6.500 anos com uma cavidade ‘selada’ com cera de abelha (foto), possivelmente para diminuir a dor e a sensibilidade. Outros exemplos são de um ‘dente artificial’ descoberto no Egito (e que remonta há mais de 5.500 anos) e de um dente desenterrado no Paquistão, com mais de 7.500 anos de idade, no qual foram encontradas também marcas de ‘cavocagens’ com pedras.
Sorte nossa que vivemos em uma época tecnológica, em que basta uma ida a um bom dentista para cuidar da saúde bucal e realizar tratamentos eficientes, com o mínimo de desconforto. Já pensou ter que tratar uma cavidade…na base da pedrada?