Cáries: mitos e fatos, o que é, como prevenir e como tratá-la!
As cáries são alguns dos problemas de saúde mais comuns no mundo. Mas é possível preveni-las. Entenda como elas são formadas e teste seus conhecimentos sobre as cáries em nosso blog!
Cáries são um dos problemas dentais – e de saúde no geral – mais comuns no mundo.
Estima-se que cerca de 36% da população mundial tem cáries em seus dentes permanentes e, segundo a Organização Mundial de Saúde, quase todos os adultos têm ao menos uma cárie ao longo da vida. Você está dentro desta estatística?
Talvez por serem tão comuns, ouvimos falar muito sobre elas. Mas nem tudo, é claro, é verdade.
Por isso, para se prevenir e se tratar da melhor maneira possível, é importante saber: o que é mito e o que é verdade em relação a este impactante problema bucal? Vamos às respostas!
É o açúcar que causa cáries
MITO!
Cáries são danos nos dentes – muitas vezes pequenos buraquinhos – causados pelas bactérias que vivem na nossa boca. As bactérias, depois de “digerirem” restos de alimentos que ficaram presos entre os dentes e a gengiva, secretam um ácido que corrói a camada mais externa dos dentes – o esmalte –, podendo atingir a dentina, que é uma camada mais interna, provocando intensa dor.
É por isso que a higiene bucal é tão importante! Quando escovamos os dentes e passamos o fio dental, evitamos que esses pedacinhos de comida fiquem entre os dentes e sirvam de ‘alimento’ para as bactérias.
O mito do ‘açúcar causa cáries’ talvez tenha surgido porque o açúcar é a principal fonte de energia dessas bactérias. Mas perceba que não é ele, em si, o que causa as cáries. Seria mais correto dizer que as cáries são causadas pelos ácidos produzidos pelas bactérias.
Você sentirá dor quando tiver uma cárie
MITO!
Quando a cárie está em estágios iniciais, ela raramente causa incômodos. É verdade que, quando os danos no dente já estão mais avançados, a cárie pode causar dor e, somente então, você a perceberá.
Para que isso não aconteça, é importante ir ao dentista pelo menos uma vez a cada seis meses. Assim, o profissional procurará por cáries que você não consegue ainda sentir e poderá iniciar o tratamento. Tudo para evitar dores e complicações no futuro.
Estou com dor no dente – isso significa que estou com cárie!
MITO!
Como mencionamos no item anterior, cáries podem causar dor. Mas, se você estiver com dor no dente, isso não significa necessariamente que seja cárie – outros fatores, como problemas na gengiva, por exemplo, podem causar tal sensação.
Nesses casos, é sempre importante ir ao dentista para descobrir a real causa do problema.
Na Clínica Dr Felix RR Odontologia, além de receber o melhor e mais atencioso tratamento odontológico, você ainda pode realizar o Checkup Bucal. Uma moderna câmera super potente é utilizada para avaliar cada dente e identificar os menores problemas, antes que eles se desenvolvam em doenças bucais.
Escovar os dentes e passar fio dental previnem cáries
FATO!
Dentre os principais métodos para evitar a formação de cáries, destacamos estes dois importantíssimos:
- escovar os dentes após as refeições (por pelo menos 2 minutos)
- passar fio dental ao menos uma vez ao dia.
A escovação irá ajudar a remover os restos de comida utilizados pelas bactérias para se alimentar e produzir os ácidos que causam cáries. O fio dental ajuda a limpar lugares de difícil acesso para a escova, complementando a higienização da boca.
Visitar o dentista uma vez a cada seis meses para realizar uma limpeza dos dentes também ajudará na prevenção de cáries.
Cáries, se não forem tratadas, podem levar a problemas mais graves na boca
FATO!
Quando são encontradas em estágios iniciais, o tratamento das cáries consiste apenas em sua remoção e na restauração do dente danificado.
Entretanto, se não forem tratadas a tempo, cáries podem atingir a raiz do dente e causar problemas mais graves – e bastante doloridos! Pode ser necessário, por exemplo, fazer um tratamento de canal – quando a raiz do dente é removida. Em casos extremos, pode ser necessária a remoção total do dente. Para não deixar isso acontecer, é importante ir ao dentista regularmente.
AS MELHORES MANEIRAS DE ENCONTRAR UMA CÁRIE NOS ESTÁGIOS INICIAIS
Hoje em dia, a maioria dos dentistas possui duas principais formas de achar uma cárie: a inspeção visual dos dentes e o raio-X. Entretanto, nenhum desses métodos permite descobrir uma cárie logo após a sua formação – o que seria ótimo para já tratá-la cedo e impedir que se desenvolva.
Pensando nisso, uma equipe de cientistas do SPIE, uma sociedade internacional de óptica e fotônica, desenvolveu um novo método para achar cáries da maneira mais precoce possível. Após estimular os dentes com uma fonte de luz, eles usam uma câmera especial para detectar uma pequena quantidade de luz infravermelha que é emitida pelas cáries.
Para testar o método, os pesquisadores utilizaram um dente humano que havia sido extraído e o deixaram em uma solução ácida durante 2, 4, 6, 8 e 10 dias para simular a progressão de uma cárie. A imagem feita com a luz infravermelha mostrou claramente uma lesão depois de apenas dois dias, enquanto um profissional treinado não conseguiu detectar a lesão mesmo após os 10 dias do experimento a olho nu.
O método, ressaltam os pesquisadores, possui grande potencial por que é totalmente não invasivo e tem um baixo custo. “Esse trabalho terá um grande impacto na forma como dentistas diagnosticam cáries. A técnica ainda está dando seus primeiros passos, mas esse trabalho ajudará a trazê-la para mais perto do uso na clínica”, disse Andreas Mandelis, professor de engenharia da Universidade de Toronto e editor associado do Journal of Biomedical Optics, no qual o estudo foi publicado.
Assim, ainda hoje, a melhor tecnologia para detecção precoce de cáries continua sendo o poderoso Checkup Bucal. A Clínica Dr Felix RR Odontologia é uma das poucas habilitadas a realizar esse procedimento, capaz de detectar cáries e diversos outros problemas bucais em seus estágios iniciais. Ligue para nós e marque uma consulta para conhecer esse incrível avanço tecnológico voltado à sua saúde!